O Ensino Da Matemática Sempre Foi Um Desafio Aos Professores E Um Dificuldade Real Para O Estudantes À Medida Que Se Avança No Ensino Da Matemática O Professor E O Aluno Começam Um Processo De Distanciamento Do Empírico Característico Da Ciênciamatemática É Quando O Ensino E A Aprendizagem Da Matemática Se Transformam Num Problema Pedagógico Sério E Difícil Tudo Indica Que A Matemática Mesmo Sendo Uma Linguagem Essencialmente Abstrata Adquire Maior Sentido Para Os Alunos Quando Os Professores Chegam A Compreender Que A Prática Social Deve Ser O Ponto De Partida E O Ponto De Chegada De Todo Conhecimento Humano O Livro Rico Em Exemplos Mostra Que O Ensino Cooperativo Com Grupos Distintos Com Possibilidade De Troca De Conhecimentos Em Grandes Grupos Com Professor Atento Para Atender A Tempo E À Hora Aos Estudantes Preocupado Em Criar Confiança No Aluno Capaz De Orientálo Quando Necessário Pode Levar O Aluno À Autonomia No Pensar Matemático E Criar Um Cidadão Reflexivo Rumo À Emancipação Professor Dr José Misael Ferreira Do Vale