Embora Não Existam Raças Humanas Em Termos Biológicos, Os Preconceitos Raciais Permanecem Vivos Nas Mentes De Muitos Seres Humanos, Tornando-Os Propensos A Atitudes Discriminatórias E Intolerantes. Em Contraste Com Nossas Expectativas Mais Otimistas, A Escola Ainda Contribui Para A Manutenção Dos Preconceitos E Para A Exclusão De Negros, Gerando Consequências Danosas Para O Processo De Formação Educacional, A Capacitação Profissional E A Construção Da Identidade Desses Indivíduos. Neste Livro, Discutimos Os Obstáculos Encontrados Pelos Estudantes Negros Em Sua Trajetória Escolar E Refletimos Sobre As Origens Culturais, Históricas E Sociais Desses Obstáculos E Suas Consequências. Tratamos Da Importância De Os Currículos Escolares Enfrentarem Pedagogicamente Esse Problema Difícil, Começando Pela Adoção Das Políticas De Ações Afirmativas Em Favor Da Igualdade Racial, A Exemplo Da Lei Nº 10.639/2003, Que Institui A Obrigatoriedade Do Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira.