Este Livro É Produto Da Parceria Entre A Universidade Federal Do Pará - Brasil E A Universidade De Évora - Portugal Que Desde 2013 Fomentado Pelo Apoio Financeiro Da Capes-Brasil E Da Fct-Portugal Iniciou Atividades Conjuntas Por Meio De Projeto De Pesquisa Sobre A Temática Avaliação Das Aprendizagens Atualmente Essa Parceria Continua Formalizada Por Termo De Cooperação Internacional Entre As Duas Universidades Isabel Lucena E António Borralho Organizadores Desta Produção Orientam Pesquisas No Programa De Pós--Graduação Em Educação Em Ciências E Matemáticas Ppgecm Da Universidade Federal Do Pará E Lideram O Gemaz - Grupo De Estudos E Pesquisas Em Educação Matemática E Cultura Amazônica Assim As Práticas Letivas De Professores Que Ensinam Matemática Ou Sobre A Formação Desses São Refletidas Discutidas E Referenciadas Em Contextos Diversos Da Multiplicidade Educacional Nada Amazônia E Também De Além Mar Nas Experiências De Escolas De Évora Sob O Enfoque Da Avaliação Para As Aprendizagens A Oportunidade Gerada Pelo Ppgecm Para A Divulgação De Suas Produções Nos Estimulou A Organizar Este Livro A Ideia É Intercambiar Experiências E Aprendizagens No Que Se Refere A Avaliação Eminentemente Do Âmbito Das Salas De Aulas Da Educação Básica A Fim De Contribuir Para As Discussões Acadêmico-Científicas No Âmbito Da Área Do Ensino Mas Não Só Importa Também Que Os Textos Aqui Elaborados Possam Tocar Educadores Que Queiram Conhecer Ou Ampliar Ideias Sobre A Avaliação Em