Este Livro Tem Por Objetivo Dar Visibilidade Para Questões Importantes E Atuais Relacionadas Ao Ensino-Aprendizagem De Ciências Por Investigação, De Modo A Auxiliar Professores Do Ensino Fundamental A Aprimorarem Seus Conhecimentos Acerca Deste Tema. Para Tanto, São Apresentadas Refl Exões Baseadas Em Resultados De Pesquisas Consolidadas, Realizadas Nesse Nível De Ensino. O Leitor Encontrará Discussões Sobre Diferentes Facetas Do Ensino De Ciências Em Uma Abordagem Investigativa, Compreendendo Desde As Bases Teóricas Sobre Processos De Ensino-Aprendizagem Que Sustentam Sua Concepção Até As Bases Epistemológicas Que A Fundamentam. Em Todos Os Capítulos São Apresentados Dados Extraídos De Situações De Ensino Aprendizagem, De Modo A Proporcionar Aos Professores, Além Da Ampliação De Seu Rol De Estratégias De Ensino, A Compreensão Dos Cuidados Envolvidos Em Sua Utilização E Aproveitamento Efetivo Em Sala De Aula.