O Ensino De Língua Materna Na Escola Tem Sido Organizado, De Modo Geral, A Partir Dos Eixos Didáticos Leitura E Compreensão De Textos , Produção De Textos Escritos , Linguagem Oral E Análise Linguística . Nesta Obra, São Apresentadas Ao Leitor Reflexões Sobre O Eixo Do Ensino De Língua Que, Atualmente, Tem Sido Denominado Análise Linguística . Esse Eixo Inclui O Ensino De Gramática , Mas Não Se Limita A Ele, Pois Engloba Não Apenas Os Conhecimentos Relativos À Norma Linguística De Prestígio Social, Mas Também Aqueles Que Se Relacionam Ao Texto E Ao Discurso.O Livro Amplia A Crescente Discussão Sobre O Ensino Da Língua Na Escola E Propõe Que Ela Seja Utilizada, Nesse Espaço, Como Uma Ferramenta Mais Adequada De Formação De Sujeitos, Uma Ferramenta Que Se Distancie Da Visão Prescritiva Da Gramática Tradicional E Que Proporcione Ao Aluno Um Domínio Linguístico Mais Consistente E Atual, Em Diferentes Espaços Sociais.