A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na inclusão social e no resgate da cidadania, especialmente para aqueles que tiveram seu direito à educação interrompido. No entanto, como a história e a cultura afro-brasileira são abordadas nessa modalidade de ensino? Este livro investiga como ocorre esse ensino em uma escola da rede municipal de Salvador-BA, analisando documentos institucionais e ouvindo a percepção dos professores que atuam na EJA. A pesquisa revela que, embora o currículo normativo da rede municipal traga algumas referências ao legado afro-brasileiro, sua presença é desigual entre os componentes curriculares, sendo muitas vezes restrita ao mês de novembro, durante as comemorações da Consciência Negra. Além disso, há temáticas consideradas sensíveis pelos docentes, o que impacta a abordagem dessas questões em sala de aula. Diante desse cenário, o estudo aponta a necessidade de um maior engajamento e articulação entre os diferentes atores da EJA para fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira ao longo de todo o ano letivo. Destinado a educadores, pesquisadores e gestores interessados na valorização da diversidade cultural no ambiente escolar, este livro apresenta reflexões e insights sobre como aprimorar práticas pedagógicas na EJA. Seu diferencial está na análise detalhada dos desafios e potencialidades dessa abordagem no contexto específico da educação de adultos em Salvador, oferecendo subsídios para a construção de uma escola mais inclusiva e comprometida com a valorização da história afro-brasileira.