Por Muito Tempo Desprestigiada Nos Bancos Escolares, A Disciplina De Língua Inglesa Viveu Um Processo De Perda De Identidade Que Culminou Com A Crença De Que Não Se Aprende Inglês Na Escola . Recentemente, Grande Tem Sido O Empenho Da Comunidade Envolvida Com O Ensino De Língua Inglesa Em Reconstruir Essa Identidade, Trilhando Percursos Que Visam Compreender Os Desafios E As Particularidades Desse Contexto Escolar. Este Livro Foi Escrito Para Contribuir Nesse Caminho, Apoiando O Professor Em Seu Processo De Formação Profissional. Os Temas Foram Escolhidos Pela Importância Que Têm No Cotidiano Da Sala De Aula E Pelas Reflexões Que Propiciam Aos Professores Adiantes. Entre Eles, Figuram Elementos Da História Do Ensino De Línguas Estrangeiras No Currículo Brasileiro, Bem Como Das Abordagens E Metodologias Que Marcaram Essa História; A Definição De Conteúdo Para A Disciplina E A Questão Da Centralidade Do Texto; A Organização De Sequências Didáticas, Situações De Aprendizagem E Da Avaliação, Para Citar Alguns. Em Cada Capítulo, Os Temas São Abordados Em Três Etapas. A Primeira Propõe Uma Reflexão Inicial, Com Questões Que Contribuem Para Estabelecer O Elo Entre As Experiências E Conhecimentos Prévios Dos Professores-Leitores E O Assunto Tratado; A Segunda Apresenta Os Principais Conceitos E É Permeada Por Atividades De Reflexão E Análise Crítica, Levando O Leitor A Relacionar A Temática Apresentada Às Práticas Por Ele Já Estabelecidas; A Terceira Traz Uma Proposta De Reflexão Que Ora Possibilita Retomadas, Ora Acrescenta Provocações. Na Parte Final Do Livro, O Professor-Leitor Encontra Comentários Sobre As Atividades E Indicações De Leituras Complementares.