A Obra Ensino De Língua Portuguesa Na Educação Básica Traz Artigos De Pesquisadores De Diferentes Instituições/Estados Do Brasil, Que Discutem O Ensino Da Disciplina Desde A Alfabetização Até O Ensino Médio, Entrelaçando Teoria E Prática Pedagógica. Segundo Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Pcn), A Leitura E A Escrita Têm Sido O Eixo Das Discussões Sobre O Fracasso Escolar Desde O Início Dos Anos 80, Uma Vez Que O Domínio Da Língua, Tanto Na Modalidade Oral Quanto Na Modalidade Escrita, É Essencial Para A Efetiva Participação Social Do Indivíduo, Pois É Por Meio Dela Que O Indivíduo Pode Se Comunicar E Exercer A Cidadania, Expressar-Se E Defender Pontos De Vista, Ter Acesso À Informação E Produzir Conhecimento. Nessa Perspectiva, Ensinar Língua Portuguesa É Uma Tarefa, No Mínimo, Desafiadora, Pois Não Se Limita Ao Ensino De Gramática Normativa, Vai Muito Além, Considerando A Heterogeneidade Da Língua E Toda A Sua Complexidade. Nesse Sentido, Nosso Objetivo É Contribuir Com A Discussão Sobre O Quê E Como Se Deve Trabalhar Língua Portuguesa Em Sala De Aula Na Educação Básica.