Esta Obra Pauta-Se Em Pressupostos Teóricos E Metodológicos Voltados À Problematização E Ao Questionamento Como Fios Condutores Das Atividades Apresentadas E Nesse Contexto De Questionamentos E De Desafios Situamos Esta Singela Contribuição Fruto Do Trabalho De Estudantes E Professores Do Curso De Química Do Grupo De Pesquisa Em Educação Química Da Uem - Gpequem E Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Para A Ciência E A Matemática - Pcm Se Constituindo Um Lugar Onde Se Entrecruzam Ideias E Experiências Compartilhadas Nos Últimos 15 Anos De Vigência De Um Projeto Sobre Oficinas Temáticas De Química Para A Educação Básica Esperamos Que As Atividades Apresentadas Neste Livro Possam Promover Reflexões Importantes Acerca Do Cotidiano Escolar Tanto De Cunho Individual Como Coletivo No Desafio De Pensar O Ensino De Química E Suas Relações Com Os Conhecimentos De Natureza Científica Tecnológica Social Econômica E Cultural Que Emergem Na Busca De Compreensão Das Diferentes Ações Propostas