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Entre O Samba E O Jazz

(Cód. Item 1572393655)

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Improvisar é a criação instantânea no momento da performance. Em outras palavras, é quando o performer acrescenta, em uma construção musical existente, elementos que ajudam a definir sua própria musicalidade. Improvisar é, então, colocar em uma música algo da própria personalidade artística de quem a está interpretando. O livro Entre o Samba e o Jazz: a improvisação vocal na Copacabana de 1950 a 1970 aborda como a improvisação surgiu no Brasil, quais são as suas principais características e intérpretes e as influências que ela exerceu nas décadas seguintes, tendo como recorte a música popular brasileira. A improvisação vocal aos moldes do jazz, também chamada de scat singing, tem a sua origem associada ao jazz nos Estados Unidos, mas isso não significa que exista apenas a improvisação jazzística. Por aqui no Brasil, o que ficou conhecido como scat brasileiro é o resultado da fricção, do hibridismo entre as musicalidades do samba e do jazz. O cenário desse surgimento é a cidade do Rio de Janeiro. Os palcos estão no conjunto de boates do Beco das Garrafas, em Copacabana, e o período histórico é a partir da década de 1950. Como prova de sua relevância, já nos primeiros anos, a improvisação vocal passa a ser vista como uma convenção entre os cantores de sambajazz. Dada a centralidade cultural que o Rio possuía, o que acontecia por lá irradiava para outros locais do país. Dessa maneira, a improvisação vocal brasileira vai se configurando em uma musicalidade própria que marca aquele período e consegue favorecer um reconhecimento que dura até os dias atuais para nomes como Alaíde Costa, Simonal, Elis Regina, Leny Andrade, entre tantos outros, e, ainda, ajuda a situar a atuação contemporânea de artistas como João Bosco, Djavan, Jorge Vercilo e Xênia França. Este livro é uma conversa para quem gosta de falar sobre música popular brasileira, para quem tem curiosidade para entender de que forma alguns movimentos artísticos surgiram, consolidaram-se e permanecem relevantes a ponto de influenciarem o que ouvimos e a forma como ouvimos música hoje em dia. Além disso, é também um ponto de partida para a compreensão e o estudo da improvisação vocal.

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