A Partir Da Década De 1920, Os Projetos E Prescrições Relativos À Escolarização Do Esporte Ganham Destaque Entre Os Educadores Brasileiros. Tal Movimento, Analisado A Partir Da Associação Brasileira De Educação, Guarda Relação Com O Propósito De Renovação Pedagógica Que Buscou Constituir A Escola Como Uma Experiência Moderna, Ativa E Sintonizada Com O Trabalho Urbano-Industrial. Em Uma Perspectiva Historiográfica, As Práticas Discursivas E Institucionais Investigadas Permitem Identificar Que O Esporte Foi Anunciado Como Conteúdo Escolar, Como Método De Ensino E, Também, Como Conjunto De Valores E Atitudes. Ao Mesmo Tempo, Foi Questionado Como Instituição Educativa Paralela E Concorrente À Escola. Leitores Interessados Na História Da Educação E Da Educação Física Encontram Aqui Elementos De Análise Relativos Ao Processo De In(Corpo)Ração Do Ethos Sportivo No Esforço De Produção De Uma Moderna Forma Escolar De Socialização.