O Estudo De Aula Lesson Study Em Inglês Tema Central Do Presente Livro Vem Se Destacando No Cenário Internacional Como Uma Promissora Abordagem De Desenvolvimento Profissional De Professores Em Distintos Domínios Do Conhecimento E Níveis De Ensino Atualmente O Estudo De Aula Está A Se Disseminar Para Todos Os Continentes Mobilizando Experiências E Pesquisas Centradas Nas Possibilidades Dessa Abordagem Para Melhorar As Práticas Profissionais Dos Professores E As Aprendizagens Dos Alunos O Estudo De Aula Cuja Origem Situa-Se Na Transição Do Século Dezenove Para O Século Vinte Em Face Das Mudanças Educacionais Implementadas No Japão Expandindo-Se E Abraçando O Sistema De Ensino Instituindo-Se Como Política De Formação De Professores Naquele País A Partir Dos Anos De 1960 Caracteriza Um Processo De Desenvolvimento Profissional De Professores Apoiado Em Dois Princípios Centrais A Colaboração E A Reflexão No Estudo De Aula A Reflexão Carateriza A Postura Analítica Questionadora E Crítica Sobre A Docência E Sobre A Aprendizagem Dos Alunos Mediante A Qual O Professor Em Colaboração Com Os Pares Examina Crítica E Profundamente A Sua Prática Buscando Compreendê-La Em Relação Ao Contexto Em Que É Concretizada E Aos Fenômenos Que Nela Interferem A Colaboração Por Sua Vez Caracteriza Um Sistema Relacional Entre As Pessoas Ou Como Um Processo Emergente Caracterizado Pela Imprevisibilidade Decorrente De Múltiplas Negociações E Decisões