O Livro Estudos Sobre Leitura E Abordagens Para O Ensino É Uma Coletânea De Textos Que Abordam A Leitura Tendo Por Base Princípios Teóricos Que Se Atrelam Ao Ensino E À Aprendizagem Da Leitura Apresentam-Se Textos Resultantes De Palestras E Comunicações Proferidas Por Renomados Pesquisadores De Diferentes Instituições De Ensino Que Participaram De Atividades Colaborativas Promovidas Pelo Grupo De Pesquisa Projeções Em Pesquisas E Práticas De Leitura E Escrita Proletras Da Universidade Federal Do Piauí Ufpi Incluem-Se Discussões Promovidas Em Aulas Compartilhadas No Decorrer Da Disciplina Leitura E Cognição Ofertada Em 2019 E 2022 Pelo Programa De Pós-Graduação Ppgelufpi Por Meio Da Colaboração Científica Assim À Obra Acrescentam-Se Produções De Orientandos De Mestrado E Doutorado Vinculados Ao Ppgel Ufpi E A Outros Programas De Pós-Graduação No Brasil Com A Divulgação Dessas Reflexões Objetiva-Se Topicalizar A Leitura Com Um Olhar Sensível Para Os Cotidianos Social E Escolar E Por Origem E Abrangência O Acadêmico É Uma Contribuição Importante E Indispensável Para Os Estudos Em Desenvolvimento Na Área Da Leitura Porque As Ideias Compartilhadas Permitem A Ampliação De Horizontes De Investigação Sobre A Leitura Como Fenômeno Cognitivo Linguístico E Social Embora As Abordagens Requeiram Um Aprofundamento Podemos Afirmar Que Propõe-Se Um Livro Que Somado Ao Conjunto De Outros Poderá Abrir Caminhos Para A Renovação E A Ampliação De Direcionamentos Teóric Marca: Não Informado