Na Idade Média Acreditavase Que A Loucura Era Consequência Do Crescimento De Saliências Ou Tumores Que Se Projetavam Da Testa Dois Chifres Retorcidos Talvez Expressando O Inferno Interior Da Loucura Foi Um Tema Recorrente Na Literatura Da Época Bem Como Inspiração De Artistas Que Procuravam Compreender A Loucura Através Daquela Imagem Inquietante Não Por Acaso Pintores Como El Bosco Van Hemesen E Bruegel Se Inspiraram Na Estranha Metáfora Tentando Compreender Através Dela Aquela Escuridão Meridiana Que Habita A Mente Humana Alejandra Pizarnik Igualmente Sonhou Com A Pedra Da Loucura Para Construir A Imagem De Sua Dor Provavelmente Por Isso A Extração Da Pedra Da Loucura 1968 É Sua Obra Emblemática A Palavra Como Uma Visão Do Eu Que Se Oculta Que Se Bate E Se Perpetua E Também Se Despedaça Abrindose Em Dois Lados Sem Nome Que Nunca Se Encontram Uma Ideia Quase Destrutiva Mas Ao Mesmo Tempo Perfeitamente Compreensível Para Uma Autora Que Durante A Maior Parte Da Vida Contornou Os Limites Da Angústia E Se Valeu Dela Para Criar O Livro Traz Prefácio De Nina Rizzi E Posfácio Do Tradutor Davis Diniz