Originado na minha Tese de Doutoramento na Universidade do Minhoem Portugaldefendida em junho de 2016este livro discute a relevância da formação continuada numa perspetiva colaborativa e o seu contributo para a melhoria do trabalho docente econsequentementepara o desenvolvimento profissional dos professores. Discutir o valor da formação colaborativa de professoresno interior das Escolastendo como suporte uma Comunidade de Práticanum tempo de incertezas e de demandas de toda ordem para o trabalho dos professoresimplica refletir sobre um paradigma formativo que considera os professores como atores e autores da sua própria formação. Há que se envolver as escolas na criação de culturas colaborativasem que ensinar e aprender sejam vistos como processos interativos e solidários e a escola se transforme num espaço não só de trabalho para professores e estudantesmas também num espaço formativo para ambos. Nesse sentidoa publicação desta obra justifica-sesobretudopela discussão teórica fundamentada e consistente sobre a relevância das Comunidades de Práticae pela análise que faz de uma experiência (trans)formativa pautada na colaboração de professorespossibilitandosem dúvidaalavancar um processo de transformação das práticas de formação continuada de professores nas diversas modalidades e nos diversos níveis da educação. Marca: Ipê das Letras