Para Os Autores, A Formação De Crianças E Jovens É Um Desafio Compartilhado Por Pais, Professores E Sociedade. Nesta Obra Eles Pretendem Fazer Uma Reflexão E Abordar Novas Formas De Relacionamento Com O Aprendiz, Buscando Eliminar As Barreiras Históricas Que Dificultam O Diálogo Entre O Professor E O Aprendiz, Entre A Escola E A Família, Entre A Escola E A Comunidade Intra E Extraescolar. Principais Temas Abordados: O Papel Do Professor Na Do Desenvolvimento Sociocognitivo Da Criança. Uma Análise Sobre Recreio Como Um Importante Momento Da Vida E Do Desenvolvimento Social Dos Estudantes. A Influência Do Contexto Familiar No Processo De Aprendizagem Dos Alunos. A Parceria Entre Escola E Comunidade. A Psicologia Escolar Na Educação Brasileira. Segundo Livro Da Coleção Escola E Contemporaneidade. Temas Emergentes À Psicologia Da Educação , Formadores Da Criança E Do Jovem Traz Um Intenso Trabalho De Pesquisa De Um Grupo De Profissionais Com Grande Experiência Na Área Da Educação. A Discussão Das Temáticas É Resultado De Pesquisas E Sugestões De Estratégias Para Transpor Algumas Barreiras Habituais Da Relação Entre Escola, Alunos, Família E Comunidade. Em Toda A Obra Há A Preocupação Da Reflexão Sobre Como Obter Soluções Para O Sucesso Na Educação De Nossas Crianças E Jovens.