Esta obra reúne os "fundamentos e práticas" compartilhados por pesquisadores, professores, coordenadores e diretores, que contribuem por meio de sua atuação no campo das Altas Habilidades/Superdotação. A primeira parte apresenta dez artigos dos palestrantes participantes de um curso de formação voltado à identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. A segunda parte explora diferentes abordagens de atuação no contexto mexicano, com base nos princípios das políticas educacionais inclusivas, por meio de contribuições de especialistas renomados na área, destacando seis trabalhos que enriquecem a reflexão sobre a da participação e aprendizagem dos alunos, bem como da sociedade em geral. A terceira parte traz dez relatos de experiência de estudantes que participaram do curso de formação continuada, compartilhando suas vivências e aprendizados ao longo do percurso. Este livro nasce da iniciativa dos pesquisadores e organizadores do curso de formação para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, com o objetivo de divulgar e aprofundar os conceitos e conhecimentos científicos relacionados a essa temática, promovendo a disseminação e ampliação da compreensão sobre as especificidades dessa área. Marca: Não Informado