Se E Certo Que Hoje Ha Grande Consenso Acerca Da Necessidade De Se Trabalhar Com Generos Em Sala De Aula, Nao E Tao Claro Como Este Trabalho Pode Ser Feito. Este Livro Dialoga Diretamente Com Professores Do Ensino De Lingua Portuguesa No Ensino Fundamental, Buscando Articular Dois Objetivos Essenciais: Divulgar Novos Conceitos Teoricos Sobre O Genero E Propor Atividades Pedagogicas E Didaticas Com Base Nesses Novos Conceitos. Apoiando-Se Em Dois Generos Jornalisticos, A Noticia E A Carta De Leitor, O Livro Trabalha Com Os Conceitos Ligados A Nocao De Genero, Tais Como O De Evento Deflagrador, De Contexto De Generos, De Proposito Comunicativo E De Fusao, Forma E Conteudo, Os Quais Sao Apresentados Atraves De Exemplificacoes E Embasam Uma Serie De Atividades De Leitura, Analise E Producao De Textos. Com Muita Frequencia, As Atividades Sugeridas Fazem Uso Da Estrategia Da Simulacao Contextual, Ou Seja, Estimula-Se Os Alunos A Se Imaginarem Vivendo Determinados Papeis Nos Contextos De Producao De Generos Jornalisticos, De Modo A Adquirirem Uma Maior Consciencia Da Funcao Social Dos Generos.