Neste Trabalho Construímos Um Texto Didático Cujo Objetivo É A Recuperação Da Historicidade Do Conceito De Conservação Da Energia Discutimos A Importância De Um Texto Histórico Para O Ensino De Física Ressaltando A Íntima Relação Que Existe Entre A Ciência A Sua História E A Epistemologia Mostramos Que Uma Abordagem Histórica E Filosófica Da Física Não Exclui Antes Pressupõe A Apreensão E Domínio Da Sua Estrutura Teórica Tal Como É Ensinada Hoje Antes De Apresentar O Texto Fazemos Uma Análise Estrutural Do Seu Conteúdo Procurando Explicitar A Relação Entre As Nossas Intenções E A Sua Formano Texto Intercalamos A Informação Da Física Hoje Contida No Conceito De Energia Na Mecânica Newtoniana E Na Termodinâmica Em Um Nível Básico Universitário Com A Informação Da Parte Histórica Na Parte Histórica Enfatizamos O Confronto Dos Diferentes Esquemas Conceituais Contidos Principalmente Em Aristóteles Ptolomeu Copérnico Galileo Kepler Descartes Huygens Newton E Leibniz Foi Dado Destaque À Ideia De Continuidade Na Diversidade Contida Na Filosofia Grega E Depois Em Descartes Huygens Leibniz Mayer Joule E Helmoltz Além Disso Discutimos As Contribuições Relevantes Para A Formação Do Conceito De Conservação Da Energia Provenientes Da Pesquisa Sobre Máquinas Mecânicas E Térmicas Do Desenvolvimento Dos Conceitos De Calor E De Trabalho Mecânico Das Experiências De Conversão E Da Ideia De Uma Unidade Na Natureza Através De Boscovich Kant Da Naturphilosophie E Da