A Matemática É Um Conhecimento Gerado Socialmente Ao Longo Dos Tempos E Se Amplia De Forma Não Linear Em Conteúdo Escrita E Simbologia Por Meio De Debates Divergências Renovações E Atualizações Incessantes No Decorrer De Sua História Se Caracteriza Por Uma Constante Criação E Reorganização Formal Mediante A Combinação De Códigos Representativos Da Interpretação De Ideias Relativas Às Situações Cotidianas Imaginadas Observadas E Vivenciadas Pela Sociedade Passando A Ser Considerada Como Um Conhecimento Objetivado Nesta Segunda Edição Revisada E Ampliada O Eixo Norteador Das Discussões Assenta-Se Na Inter-Relação História Da Matemática Cognição Matemática E Aprendizagem Matemática A História Se Insere Nesse Entremeio Como Um Agenciador Da Matemática Historicamente Construída Para Acionar A Aprendizagem Matemática Escolar Fundada Em Um Princípio Unificador Que Pode Ser Incorporado À Prática Dos Professores Seu Foco Central É A Ampliação Das Discussões E Proposições De Abordagens Pedagógicas Da Matemática Apoiadas Na História Considerando Algumas Já Estabelecidas Sobre O Tema