Nesta Obra Vigotski Coloca O Problema Geral Do Desenvolvimento Mental Da Criança No Contexto DasRelações Entre Os Processos Biológicos E Sociais Naturais E Históricos Inatos E Culturais Isto É No Contexto Em Que Mesmo Atualmente Os Vários Problemas Permanecem Não Resolvidos DefinitivamenteNessa Colocação Sobre O Problema Vigotski Não O Vê Como Um Aspecto Especial No Estudo Do Problema Do Desenvolvimento Mental Da Criança Mas Como Objeto Geral Da Pesquisa O Estudo Das Funções Mentais SuperioresPodese Dizer Que Os Processos Biológicos Naturais Inatos Verdadeiros Pertencem Às Funções Mentais Inferiores E Que Os Processos Culturais Históricos Sociais Pertencem Aos Processos Mentais Superiores No Estágio De Pesquisa Que Está Sendo Considerado O Mais Importante Para Vigotski É Separar E Até Mesmo Opor Os Processos E Fenômenos Descritos Como Sendo Diferentes Em Sua Natureza OpostosEntre Si Esse Tipo De Formulação Sobre O Problema Assegura Que Ele Seja Polêmico E Peculiar Às Vezes Ele É Abordado De Modo Antagônico Ao Desenvolvimento Mental Humano No Seu Aspecto Natural Inato Biológico Verdadeiro