A Coleção História Da Matemática No Ensino De Matemática É Formada Por Oito Volumes Que Se Configuram Como Uma Ampliação Dos Materiais Referentes Aos Minicursos Apresentados No Xv Seminário Nacional De História Da Matemática Snhm Promovido Pela Sociedade Brasileira De História Da Matemática Com O Objetivo De Contribuir Para O Aumento Da Literatura De História Da Matemática Que Pode Ser Utilizada Para O Ensino De Matemática Nos Diversos Níveis De Ensino Os Volumes Dessa Coleção Se Voltam À Apresentação De Possibilidades De Abordar Temáticas Relativas À História Da Matemática No Ensino Na Educação Básica Ou No Ensino Superior Nesse Volume O Autor Descreve A Composição Do Diagrama- Metodológico Como Alternativa Para Integração Da História Ao Ensino De Conteúdos Matemáticos E Apresenta Reflexões Acerca Dos Contextos Constitutivos E De Sua Utilização Exemplifica A Utilização Deste Diagrama No Ensino De Funções E De Números Complexos Por Meio Da Apresentação De Recortes Históricos Que Integram Estes Conteúdos Matemáticos A Partir Do Diagrama E De Atividades