Do Culto Neoclássico Aos Monumentos Antigos À Valorização Romântica Da Arquitetura Gótica Do Horror Provocado Pelos Escombros Das Guerras Mundiais À Desilusão Em Face À Decrepitude Das Fábricas E Usinas Abandonadas A Experiência Das Ruínas Vem Plasmando Formas Fundamentais De Consciência Histórica Por Meio Dela Ocorre Uma Complexa Negociação Entre Temporalidades A Construção Discursiva Sobre O Passado A Produção De Autoconsciência Sobre O Presente E A Elaboração De Imaginários Sobre O Futuro Dentro Dessa Perspectiva Uma Questão Fundamental Que Se Impõe Hoje É Compreender Como O Aumento Vertiginoso Da Produção De Imagens E Suas Relações Com Diferentes Concepções De Ruínas Plasmam Formas Contemporâneas De Consciência Histórica Este Livro Busca Responder A Essa Questão A Partir De Uma Visão Expandida Das Acepções De Imagem Ruína Que Coloca Em Relevo A Potência Desse Encontro Enquanto Categoria Voltada A Pensar Um Conjunto Heteróclito De Fenômenos Contemporâneos Desse Modo Os Artigos Que Integram Este Volume Colocam Em Causa Práticas Socioculturais Como A Gambiarra E O Colecionismo Processos De Subjetivação Como A Experiência Diaspórica E Os Afetos De Melancolia Formas De Segregação Socioespacial Como O preconceito racial Ambiental E A Degradação Das Cidades E Questões Estético-Políticas Como Os Modos Nos Quais As Imagens Fotográfica E Cinematográfica Conformam Imaginários Distópicos Assim Como As Imagens Poéticas Por Seu Turno Representam A Decomposição Da Natureza E Marca: Não Informado