Imigrantes no brasil - colonos e povoadores - nova didática
Os mais diversos temas são tratados com correção e pertinência metodológicas, evitando os anacronismos, os voluntarismos, os nominalismos e as verdades absolutas tão comuns em obras didáticas e em divulgações.
Contudo, isso não quer dizer que os autores caiam num academicismo estéril e hermético. As obras têm uma linguagem viva, atual e são muito bem ilustradas.
Enfatizando o pressuposto de que a américa não possui população autóctone, os autores de imigrantes no brasil: colonos e povoadores encaminham o leitor para a longa história do povoamento deste continente. Uma história iniciada há mais de 20 000 anos, em que se insere a chegada dos primitivos povoadores do brasil.
Terra de imigrantes, para onde alguns vieram antes, como os imigrantes índios e os imigrantes portugueses, ocupando e conquistando, pioneiramente.
Outros foram forçados a vir, como imigrantes africanos. Outros, ainda, e mais tarde, abandonaram uma europa que não resolvia a contradição entre o progresso que tanto almejara e a pobreza de garnde parte de sua população.
Fundamentada em ampla pesquisa bibliográfica, este livro apresenta, de maneira crítica, os principais movimentos de entrada destes imigrantes no país. A narrativa central é acompanhada por ilustrações, mapas e boxes com informações adicionais que apóiam e ampliam os conteúdos trabalhados. A forma sintética pela qual são tratados os fluxos migratórios é acompanhada da constante preocupação em mantê-los devidamente contextualizados.
Trata-se, enfim, de um convite a percorrer a história de nosso país, do ponto de vista de imigração. Sua leitura pode nos ajudar a conhecer e respeitar a diversidade étnica deste país multicultural.
- isbn: 85-7472-025-9
- autor: maria luiza andreazza e sergio odilon nadalin
- editora: nova didática
- páginas: 53
- idioma: português
- genêro: história
- formato: 20,5 cm x 27 cm largura x comprimento
- peso: 0,170 kg
- obs: com pequenas manchas na lateral em razoável estado de conservação
Marca: Nova Didática