térmico Válvula que ativa o eletroventilador quando a água atinge a temperatura que o fabricante determina ser adequada para a plena proteção do motor. Normalmente esse fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mal funcionamento que evita o acionamento do eletroventilador. Cuidados com o térmico A água não traz benefícios para o motor, podemos afirmar que o uso dela, além dos problemas já conhecidos, traz uma outra questão. Se a água ferve a 100 º, alguns motores farão a água evaporar aos poucos, principalmente nos dias mais quentes, o que fará o líquido baixar mais que deveria, saindo do contato com o térmico. O que vai acontecer é um problema duplo Além de elevar a temperatura por falta de líquido de arrefecimento, nesse caso, água, de modo equivocado, você terá um superaquecimento definitivo com a não entrada do eletroventilador. Em modelos com ar-condicionado, conforme já falado, isso poderá ser maquiado pela seguinte circunstância. Alguns modelos, principalmente os mais antigos, possuíam apenas um eletroventilador com função de reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento e a pressão do gás refrigerante do compressor. Só que mesmo sem o acionamento via cebolão, o eletroventilador funcionava no segundo estágio, aonde a hélice atinge sua maior rotação. Dessa maneira, o carro tem a tendência de demorar a superaquecer. Só que aí é que vem o problema maior. O eletroventilador ficará sobrecarregado pois, ao ser acionado pelo aumento da pressão do gás que está muito quente, ele não vai conseguir fazer esse trabalho com eficiência, devido ao superaquecimento também do radiador que, por deficiência do líquido de arrefecimento, trabalhará com uma temperatura média muito superior. De imediato, o carro não vai superaquecer, já que o eletroventilador não irá parar o seu trabalho devido à questão que se transforma num problema cíclico. O resultado é o aumento da pressão do gás, por conta do aumento da temperatura média da água, o que forçará o eletroventilador, que permanecerá ligado por muito tempo e não resolverá de maneira segura nenhum dos problemas. Resultado: problemas no compressor e no motor do carro. Portanto, se você identificar um funcionamento contínuo desse ventilador que serve para reduzir a temperatura da água do motor e da pressão do gás, verifique a quantidade de líquido de arrefecimento que, você já sabe, não deve ser água comum. De uma vez só, você terá evitado dois problemas que causam danos que farão você gastar bastante dinheiro Para os seguintes modelos de veículos: Volkswagen: Santana 2.0 I.E. Até 1993 com ar condicionado Ford: Versailles 2.0 I.E. Até 1993 com ar condicionado Marca do produto: MTE Observações: Peças novas. Recomendamos que a instalação seja realizada por um profissional da área. Contém 1 peça Código da peça: MTE703
Marca: Não Informado
Ean: 2960003472175