A brilhante Tese de Doutorado que deu base a este livro resolveu enfrentar esta incrível lacuna de nossa tradição teórica. Os raros trabalhos que lhe antecederam nesta direção – descritos na revisão da bibliografia – eram em geral demasiadamente genéricos e insuficientes. A maior parte, por não saber ou não querer distinguir entre os conceitos de jornalismo, mídia e até de comunicação social, limitou bastante o seu potencial analítico. O ineditismo do trabalho de Janaíne foi construído pela coragem de apontar e superar essas limitações. Mas sua contribuição vai muito além, pelo arsenal de referências teóricas acionado na construção de uma metodologia que viabilizou um diálogo produtivo com especialistas das áreas da Pedagogia, do Jornalismo, e da Pedagogia do Jornalismo, voltado a esclarecer a questão. O resultado, para quem ler as páginas que seguem, é uma visão inovadora da questão do conhecimento no jornalismo, em que o fazer-saber vem finalmente à luz, para completar o ciclo dialético enfatizado por Paulo Freire.