Parece Imensamente Oportuno, Pois, Que Se Reforce O Empenho Pela Pesquisa Lingüística De Diferentes Fenômenos, Nomeadamente Quando Tais Fenômenos Recobrem O Domínio Amplo E Significativo Do Texto, Do Discurso E De Suas Múltiplas Incursões. Essa Pretensão Está Visivelmente Presente No Livro Linguagem E Educação: Fios Que Se Entrecruzam Na Escola. O Próprio Título Já Aponta Para A Interdependência Entre Os Que Se Cruzam, Que Se Perpassam Mutuamente. Na Verdade, A Proposta Central Do Livro É Por Em Destaque Que Não Se Pode Pensar Educação Sem Linguagem E Que Explorar A Linguagem Representa Uma Forma De Desenvolver Nas Pessoas Suas Capacidades Para Compreenderem Melhor O Mundo E, Assim, Atuarem Socialmente De Forma Ampla, Crítica, Participativa E Adequada As Situações Concretas Da Interação Social. Por Isso, O Livro Está Organizado Para Considerar, Em Primeiro Lugar, A Relação Entre Práticas Discurso E Ensino , Em Segundo, Entre Literatura E Ensino E, Por Fim, Entre Prática Pedagógica E Legislação Educacional , Cumprindo, Assim, De Forma Tão Significativa, Áreas Ou Perspectivas Que Transcendem Em Muito As Estreitas Visões Da Prescrição Lingüística. Dra. Irandé Antunes (Ufpe/Uece)