Esta coletânea, intitulada Literatura na escola: contextos e práticas em sala de aula, propõe-se a apresentar textos que discutam a educação literária e reúne cinco produções de nove pesquisadores convidados, vinculados a algumas Instituições de Ensino Superior do Brasil e uma do exterior, e cinco textos de autoria de pesquisadores da UENP e professores da rede básica de ensino, alunos do ProfLetras turma 2014-2016. Didaticamente, ela se divide, portanto, em duas partes, na primeira, com textos de autoria dos pesquisadores externos convidados, na qual se apresentam abordagens gerais abrigadas sob o tema Educação literária contextos ; na segunda, Educação literária práticas em sala de aula , comparecem cinco trabalhos derivados das dis sertações apresentadas pelos professores do Programa, 1ª. Turma, em 2016, em coautoria com os pesquisadores da UENP, apresentando reflexões sobre abordagens teóricas e metodológicas para o trabalho com o texto literário em sala de aula. Com este con junto de textos, que trata sobre os desafios da escolarização da literatura no contexto escolar, associado a algumas práticas de leitura literária, este livro se oferece no desejo de contribuir para arejar e fortalecer a tarefa de educadores que cons tantemente procuram (re)inventar a sua ação docente. É esta (re)invenção, que norteia os passos da identidade e do fazer docente, o fio condutor desta coletânea de ensaios. Leia mais