Livro A Psicomotricidade Aplicada Na Escola - Guia Prático Autora: Martha Lovisaro Formato: 14x21cm Idioma: português Condição do item: novo Tipo de narração: manual Tipo de capa: comum 132 páginas Resumo Este livro contém um programa para o desenvolvimento psicomotor da criança que pode ser Utilizado com o objetivo preventivo ou de tratamento de inadaptações ocorridas na infância. Sua principal característica reside no fato de Ter sido escrito para professores e pessoas que atuam na educação infantil sem que sejam, necessariamente, Especialistas em Psicomotricidade, muito embora, a estes também, o conteúdo irá interessar por tratar-se de um programa psicomotor diferenciado e . A "Floresta Encantada", como esse guia é conhecido, traz uma ampla variedade Variada de atividades corporais que ocorrem motivadas por uma história contada, possibilitando a vivência das bases psicomotoras, mais especificamente da organização do esquema corporal, atuando sobre a cognição e a afetividade da Criança em desenvolvimento. SUMÁRIO Prefácio à Segunda Edição..................................... 13 Palavras Iniciais..................................................... 17 Introdução............................................................ 21 Da Aplicação do Programa.................................... 25 Primeira Sessão Equilíbrio Corporal............................................... 29 Segunda Sessão Equilíbrio Corporal e Salto.................................... 33 Terceira Sessão Dissociação dos Movimentos Corporais................ 35 Quarta Sessão Equilíbrio Corporal nas Diversas Posições............. 37 Quinta Sessão Lateralidade........................................................... 41 Sexta Sessão Equilíbrio Corporal Parado e Oscilando................ 43 Sétima Sessão Equilíbrio Corporal e Percepção do Espaço........... 47 Oitava Sessão Noção do Volume Corporal.................................. 51 Nona Sessão Precisão de Movimentos e da Percepção Viso-Motora......................................... 54 Décima Sessão Arremesso e Precisão.............................................. 57 Décima Primeira Sessão Equilíbrio, Atenção e Coordenação....................... 59 Décima Segunda Sessão Percepção Visual e Marcha.................................... 61 Décima Terceira Sessão Percepção do Espaço-Corporal.............................. 65 Décima Quarta Sessão Reconhecimento e Representação do Corpo.......... 67 Décima Quinta Sessão Ausência e Presença do Movimento Corporal........ 69 Décima Sexta Sessão Equilíbrio Corporal e Ritmo................................. 71 Décima Sétima Sessão Coordenação Viso-Motora.................................... 74 Décima Oitava Sessão Percepção de Formas............................................. 78 Décima Nona Sessão Coordenação Motora, Equilíbrio E Autoexpressão..................................................... 82 Vigésima Sessão Equilíbrio Corporal, Espaço e Temporalidade........ 84 Vigésima Primeira Sessão Precisão Espaço-Temporal e Oculomanual............ 86 Vigésima Segunda Sessão Desenvolvimento Viso-Motor............................... 90 Vigésima Terceira Sessão Coordenação de Movimentos................................ 94 Vigésima Quarta Sessão Lateralidade........................................................... 97 Vigésima Quinta Sessão Coordenação de Movimentos................................ 101 Vigésima Sexta Sessão Equilíbrio e Presteza.............................................. 111 Vigésima Sétima Sessão Ritmo e Movimento.............................................. 115 Vigésima Oitava Sessão Locomoção e Equilíbrio........................................ 119 Vigésima Nona Sessão Habilidades Psicomotoras...................................... 122 Trigésima Sessão Revisão das Coordenações Motoras....................... 124 Referências......................................................... 129 Ean: 9788578541613 Marca: Não Informado