A experiência de trabalho dos autores junto à pesquisa em educação científica levou-os a publicar, nas revistas da área, uma série de artigos com outros colaboradores, que agora estão reunidos numa única edição. Com a possibilidade de não estar preso ao número limitado de páginas das revistas, pôde-se aqui revisar e avançar em algumas reflexões, ao mesmo tempo em que se deu ao corpo de ideias uma maior continuidade e integração, fugindo, portanto, de uma simples justaposição de trabalhos anteriores. Esta publicação procura resgatar e colaborar com uma coletânea de análises divergentes que abordam os fundamentos epistemológicos e ontológicos construtivistas, quando estes se voltam à educação científica. Completando essas análises, busca-se contribuir com as críticas que vêm sendo feitas às orientações instrucionais fundamentadas num disseminado pensamento pedagógico construtivista, que muito influencia a prática de ensino atual. O trabalho surge dessas críticas e é inspirado numa leitura epistemológica feyerabendiana, sugerindo assim uma abordagem para o ensino de ciências naturais, numa espécie de estratagema didático anárquico ou de "vale tudo" metodológico, o qual mostra-se potencialmente mais eficaz para a aprendizagem, na medida em que procura dar conta da complexidade de questões que surgem em sala de aula. Pelo interesse do tema desenvolvido, o livro pode ser aproveitado como instrumento de aperfeiçoamento da prática ou de formação do conjunto de professores e professoras que se dedicam à educação científica nos diferentes níveis de ensino, extrapolando a limitada dos pesquisadores. Ficha técnica - Edição: 1 - Autor: Carlos Eduardo Laburú - Subtítulo: controvérsias construtivistas e pluralismo metodológicos - Páginas: 140 - Editora: EDUEL - Formato: Papel - Língua: Português - ISBN-13: 978-85-7216-413-9 - Título do livro: Educação científica - Ano de publicação: 2013 Marca: Não Informado