Nesta obra é possível desfrutar vários poemas de Valéry, que já haviam sido traduzidos isoladamente, mas a visão de conjunto permite sopesar o alcance da estratégia antimoderna do autor.
Ao resgatar o artesanato do verso, ele buscava também abarcar outros modos de vida esquecidos pela tábula rasa da modernidade: a relação com a natureza, a vida dos seres míticos, o modo de existência da linguagem, a hesitação prolongada entre o som e o sentido que fecundam outros modos de sensibilidade e outras maneiras de habitar o tempo. Ao longo dos poemas, percebe-se o quanto a poesia de Valéry reverbera e ressignifica a fineza de sua prosa, que ocupa parte importante do seu legado.
Recolhe-se aqui um savoir-vivre das variações do espírito, quando este, longe de uma pureza abstrata, se coloca entre o corpo e o mundo. Para os tradutores, aqui reverbera também uma larga tradição poética brasileira que tem entre os seus precursores figuras do porte de Drummond, João Cabral e Augusto de Campos, entre tantos outros notáveis valerianos. É no diálogo com eles que esses poemas vieram até nós, como uma experiência viva que habita a raiz da palavra feitiço: como um fazer, uma prática, uma técnica, mas que é atravessada pelo encanto, pelo canto, pela magia, pela capacidade de animar o mundo com outras infinitas camadas de existência.
Especificações Técnicas:
Título: Feitiços Charmes
Editora: Iluminuras
Edição: 1ª
Autor: Paul Valéry
Data de publicação: 21/12/2020
ISBN-10: 6555190620
ISBN-13: 9786555190625
Idioma: Português
Tipo de Capa: Brochura
Condição do item: Novo
Tipo de narração: Manual
Formato: Papel
Número de páginas: 244 páginas
Dimensões: 22,5 x 15,5 x 1,5 cm
Ean: 9786555190625