Um dos aspectos mais importantes da publicação é contribuir para a educação ambiental e patrimonial do país, reforçando as práticas ecologicamente corretas e posicionando-se em relação às principais ameaças à natureza. Preocupa-se, também, em mapear a identidade cultural da região, que integra índios e diversos movimentos migratórios.
A primeira parte destaca os aspectos sociais, históricos e culturais da região pantaneira, enfocando: os primeiros habitantes; as pesquisas arqueológicas; a ocupação indígena; a guerra do Paraguai e os demais conflitos que marcaram a história da região do Prata; a cultura e o vocabulário pantaneiro e os hábitos alimentares; as características das fazendas e as particularidades da pecuária e da pesca pantaneira.
E também uma introdução ao cenário ecológico, a maior planície alagável do mundo, enfocando as características de relêvo, formações vegetais dos grandes biomas, os rios, lagoas e nome das águas – vazantes, corixos, banhados e baías.
Neste capítulo abordamos ainda a origem da planície, o clima e falamos sobre a fauna pantaneira – com dicas para observar os animais sem que eles corram algum risco e sem causar impactos. Finalizando o capítulo, apresentamos todas as instituições que têm algum trabalho relacionado às iniciativas de conservação.
A segunda parte destaca os roteiros que foram divididos em: Pantanal Norte (Cuiabá, Pantanal de Cáceres, Pantanal de Poconé e Pantanal de Barão de Melgaço); Pantanal Sul (Campo Grande, Pantanal do Paraguai, Pantanal de Nhecolândia, Pantanal de Aquidauana e Pantanal de Nabileque); Bonito (Jardim e Bodoquena) e Chapada dos Guimarães (Nobres).
Neste capítulo destacamos: quadro ilustrativo com as distâncias das principais cidades, população, CEP, DDD e telefone para informações; histórico da cidade; mapa de localização e a relação das principais atrações da cidade.
São atrações que foram percorridas pelos repórteres da Horizonte Geográfico, ao longo de seus 13 anos de publicações. Através de suas trilhas o visitante pode encontrar, em um mesmo dia, jacarés, tamanduás, capivaras, aves exóticas e até uma onça pintada ou uma sucuri, com segurança.
A terceira e última parte consta de um guia completo de toda a fauna e flora da região: relacionamos 112 espécies de animais com suas principais características e curiosidades sobre as mesmas. Todas os animais têm fotos, exceto os peixes que são apresentados com ilustrações. O mesmo trabalho foi desenvolvido com as plantas, 20 no total.