Autor: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida 1a edição - 2011 128 páginas Formato: 16 x 23 cm Impressão: 1 cor Encadernação: brochura ISBN: 978-85-87114-81-5 Em meados dos anos 1980 se começou a falar do ensino centrado no aluno, essa mudança produziu um interesse pela aprendizagem baseada no grupo reduzido e na tarefa. Desde então, se prestou especial atenção à aprendizagem cooperativa na escola formal e não formal. Trata-se de um método de ensino que consiste em formar grupos pequenos e heterogêneos de alunos ou jogadores para trabalhar juntos com o objetivo de alcançar uma meta comum. Os alunos se animam entre eles, se apoiam, trabalham juntos para aprender, são responsáveis por seus sucessos e por seus fracassos, adquirem habilidades comunicativas e as utilizam para que as equipes funcionem melhor. Estas estratégias formam um componente imprescindível do que se chamou a interdependência positiva. Sumário 1. Jogo cooperativo: significados e conceitos 2. Aprendizagem cooperativa: um desafio do século XXI 3. Princípios didáticos da aprendizagem cooperativa 4. Aprendizagem cooperativa no processo de ensino Características da aprendizagem cooperativa Outras características Componentes básicos para uma aprendizagem cooperativa O professor em situações de aprendizagem cooperativa Sugestões de estratégias para a aprendizagem cooperativa Objetivo da aprendizagem cooperativa Estabelecimento de papéis ou funções dentro do grupo de trabalho cooperativo As vantagens da aprendizagem cooperativa Estrutura da aprendizagem cooperativa 5. Métodos e aprendizagens cooperativas 6. Os métodos cooperativos na educação 7. Métodos de avaliação para os jogos 8. Aprendizagem cooperativa: sugestões de jogos já aplicados 9. Propostas variadas de atividades lúdicas cooperativas Desafios físicos cooperativos Considerações finais Bibliografia consultada e sugestões para estudo Ean: 9788587114815