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Que efeitos o oligopólio estrangeiro no mercado brasileiro de livros didáticos acarreta para a educação no país? Esta obra convida o leitor a refletir sobre a questão, enquanto traça um detalhado panorama do mercado, focalizando em especial o período entre 1985, ano da criação do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e 2012, quando o governo federal investiu R$ 1,3 bilhão no programa.
A autora sugere a necessidade de um novo olhar sobre o mercado – vultoso e com demanda garantida. Ela afirma que os livros e manuais escolares, centrais para a educação e a cultura nacionais, terminaram expostos à visão diversa das grandes empresas espanholas e suas agressivas e polpudas campanhas de marketing. Para avaliar o cenário, lança mão de uma análise do mercado doméstico de livros didáticos através de uma perspectiva internacional, uma vez que os atuais players concentram-se em poucas e grandes editoras estrangeiras, não mais num pequeno grupo de empresas nacionais familiares com estratégias comerciais em correlação com esse perfil. Até o fim dos anos 1980, 64 editoras disputavam o PNLD. Atualmente, somente 12 estão no páreo – e as menores continuam perdendo espaço.
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