Organizadoras: mírian paura sabrosa zippin grinspun e renata dos santos reis Formato: 14x21cm 180 páginas Resumo: Este livro é o resultado de um trabalho transdisciplinar à luz da pedagogia progressista em parceria com a psicologia complexa, no qual narra a iniciativa de uma orientadora educacional que implementa uma proposta educativa voltada ao público adolescente com defasagem escolar, tendo como estratégia a modalidade eja-d diurna com o diferencial de dar-lhes voz, visibilidade e vez dentro de um sistema educacional excludente. A escola municipal panaro figueira em seropédica, no rio de janeiro, foi o cenário desta narrativa vivida e escrita por muitas mãos. Os relatos transcritos neste livro propõem reflexões sobre as práticas da educação e compartilham experiências exitosas de orientadores educacionais, psicólogos e professores que acreditaram no diálogo mútuo como ferramenta de mudança e resgate educacional, emocional e social em um momento histórico em que muito se diz sobre contexto e pouco se aplica à contextualização. Os alunos adolescentes, seus responsáveis e os profissionais ressignificaram o papel social da escola e sua contribuição na formação do indivíduo como cidadão. Marca: Não Informado