Vendido e entregue por Casas Bahia
Infelizmente não temos estoque do produto que você está procurando no momento.
Vencedor do National Book Award com o magnífico Árvore de fumaça (2007), cuja estrutura pode ser comparada à de uma sinfonia, o escritor Denis Johnson comprova com este livro que também é capaz de criar a intimidade e a concentração típicas de uma peça de câmara. A novela Sonhos de trem acompanha os passos de Robert Greinier, operário de uma companhia ferroviária de Idaho, durante a crescente industrialização dos Estados Unidos, no começo do século XX.
A sequência de acontecimentos da vida do personagem, cujo ápice se dá no incêndio que vitima sua família, corre em paralelo à do país que ele ajuda a construir por meio do trabalho. Ao longo de uma trajetória picaresca, Greinier convive com a estranha e carismática fauna local: conhece um índio que atira no próprio cachorro, depara com uma menina-lobo, com o Homem Mais Gordo do Mundo e chega a avistar o trem de um jovem cantor interiorano — Elvis Presley.
Denis Johnson dá provas, nessa narrativa breve e sutil, de ser herdeiro de toda uma linhagem da literatura americana, que inclui Mark Twain, Ernest Hemingway, Cormac McCarthy e outros criadores de personagens deslocados e solitários.
“Qualquer escritor pode usar a prosa direta para narrar a construção de uma cabana ou a derrubada de árvores, mas só os grandes a usam para construir a sensação de uma comunidade completa, e mostrar, sem condescendência, que essa comunidade partilha algo da simplicidade da prosa. Tchékhov fazia isso, Naipaul também, nos livros sobre Trinidad, e Johnson faz isso aqui.” — James Wood, The New Yorker