Autora: Lednalva Oliveira Cordeiro Idioma: português Condição do item: novo Tipo de narração: manual Tipo de capa: comum 17x24cm 140 páginas
Resumo:
Este livro constitui-se em um rico material que enfoca aspectos fundamentais para a prática psicopedagógica na clínica com enfoque no diagnóstico diferencial, sistema de hipóteses, proposta psicopedagógica, dentre outros. Traz ainda a proposta de um fazer psicopedagógico na abordagem fenomenológica, por meio das práticas de estudos de casos clínicos, abordando temas que vão desde sexualidade, afetividade, família, TDAH, dislexia, fonoaudiologia até Arteterapia.
Aponta razões para a Psicopedagogia valer-se dos conhecimentos da Psicologia, Pedagogia, Neurologia, Fonoaudiologia, Psiquiatria e da Psicanálise, sem se deixar confundir, constituindo por fim em um convite ao estudo e à pesquisa para uma prática clínica mais eficiente.
Sumário:
PARTE I
Reflexões sobre a teoria psicopedagógica clínica
1- Compreendendo o que é a Psicopedagogia na clínica
2- Sobre o termo Psicopedagogia
3- Compreendendo o diagnóstico diferencial
4- Contribuições de áreas afins
5-contribuições da abordagem Fenomenológica à clínica psicopedagógica
6- Psicopedagogia, Fenomenologia e subjetividade
7- Surgimento da Clínica Psicológica fenomenológica
8- Uma Perspectiva da Fenomenologia na Clínica Psicopedagóca - Filosofia existencial
9- O método fenomenológico na visão de Hurssel e Martin Heidegger
10- Destaque para a formação do psicopedagogo clínico
11- Psicopedagogia: teorias para prática
12- Um olhar psicopedagógico
13-O desenvolvimento moral segundo Piaget
14- Inteligências Múltiplas - Gardner
15-psicopedagogia clínica em um viés Institucional - escola
16- O autoconceito no enfoque ontogênico
17- Psicopedagogia e o regulamento da profissão
Parte II
Reflexões da prática clínica psicopedagógica
Estudos de casos
18- Contribuições da Psicopedagogia no aprimoramento da sexualidade humana por meio da educação sexual no âmbito escola
19- Atuação da Psicopedagogia clínica e da família nas dificuldades de aprendizagem escolar
20- Dificuldades de aprendizagem, Dislexia: uma questão vários questionamentos
21- A importância da intervenção da Psicopedagogia clínica no diagnóstico de crianças com suspeita de TDAH
22- TDAH e a importância da ampliação do olhar do ensinante na comunicação com o aprendente
23- TDAH - A Escola e o processo de avaliação coerente - Psicopedagogia: Brincadeira é Coisa Séria
24- Intervenção psicopedagógica, fonoaudiológica e Arteterapia na escola Marca: Não Informado Ean: 9788578542733