Organizadores: rógério drago e lívia vares da silveira braga Formato: 14x21cm 148 páginas Resumo: Este livro é fruto de quase três décadas de estudos e pesquisas em educação em uma perspectiva socio-histórica. Ao longo dessas décadas, temos nos dedicado a estudar e dialogar com os postulados de lev vigotski por entendermos que este autor, que muito precocemente faleceu, deixou um legado para a educação que ainda não demos conta de ler e sequer entender em profundidade. Nesse ano 2019 , em que o gepei - grupo de estudos e pesquisas em educação e inclusão completa uma década de pesquisa voltada à área da educação especial em uma perspectiva inclusiva, optamos por produzir uma obra que dialogasse essencialmente com aquele que tem sido o pilar de praticamente todos os estudos que temos orientado no mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de ser o mentor intelectual que tem guiado nossa/minha prática docente. O convite é para um livro que também seja uma homenagem àquele que deixou uma obra tão importante que merece/precisa ser lida, discutida, debatida, aprendida, ensinada, reverberada... que este livro seja mais uma contribuição ao estudo da obra do teórico bielorrusso que transformou o modo como significamos o mundo e o outro que está ao nosso lado. Sumário Prefácio 17 Prof.ª dra. Rosali rauta siller
1 linguagem para além da fala 21 Rogério drago Karla veruska azevedo
2 adolescência e subjetividade 43 Marlinda gomes ferrari Sanandreia torezani perinni
3 emoção, aprendizado E desenvolvimento 53 Israel rocha dias Thiago de aquino mozer
4 a brincadeira como processo de Mediação e o desenvolvimento Psicointelectual 73 Lívia vares da silveira braga Márcia maria ferrari 5 vigotski e a educação especial 91 Paulo da silva rodrigues Yasmin rocha dos santos
6 mediação pedagógica e zona de Desenvolvimento iminente 107 Dirlan de oliveira machado bravo Maycon de oliveira perovano
7 processos de subjetivação 125 Michell pedruzzi mendes araújo Sabrina da silva machado trento Ean: 9788578545079