A Contribuição Dos Médicos À Educação Infanto-Juvenil Pode Ser Observada Ao Longo Dos Tempos, Principalmente Quando Eles Se Dedicaram À Procura De Respostas Aos Desafios Que Lhes Eram Impostos: Crianças Misturadas A Diversas Anomalias Em Locais Que Abrigavam Todo Tipo De Doente; Dificuldades Apresentadas Pelas Crianças Durante Os Períodos Escolares; Percepção Da Pouca Importância Dada À Pedagogia Em Conjunto Com A Medicina Para O Desenvolvimento E A Aprendizagem; Necessidade De Criação De Métodos E/Ou Testes Para Compreensão Do Diagnóstico Dado A Cada Criança, Entre Outros. Apesar De, Muitas Vezes, A Prática Médico-Pedagógica Ter Sido Concebida Como Uma Forma De Evitar A Germinação De Criminosos E Desajustados , Ou Mesmo Como Uma Vertente Preocupada Com Questões Eugênicas E Higienizadoras, Nota-Se Que Alguns Médicos Se Destacaram Ao Longo Da História Com Propostas Inovadoras À Educação, Desmistificando A Relação Citada E Garantindo O Desenvolvimento E A Aprendizagem De Muitas Crianças Em Instituições Ou Nos Espaços Escolares.