O livro está dividido em seis partes. Na introdução os objetivos, justificativa e problemas da pesquisa. A fundamentação teórica está no segundo e terceiro capítulos. Um sobre televisão, que descreve as características, linguagens, aspectos emocionais e novas abordagens de consumo, com conceitos de Wolton, Ferrés, Cannito, Orozco, Fechine, Scolari, Cádima etc. Noutro pontuamos os estudos sobre memória, memória afetiva, emoções e afetos, com Izquierdo, Bergson, Halbwachs, Pollak, Le Breton etc. No quarto capítulo, os procedimentos metodológicos, Análise de Conteúdo e categorizações com os critérios para a seleção, coleta e interpretação dos dados.
No quinto, a análise dos dados, comentários dos telespectadores no twitter, organizados por telenovela pesquisada, e exposição das coocorrências encontradas nas “conversas” via rede social.
Nas considerações finais, os resultados para compreender o fenômeno da memória afetiva no Brasil, o papel da televisão no processo e um conceito de memória teleafetiva.