Na Sicília Nem As Artes Dramáticas Estão A Salvo Da Violência Neste Romance Que É O Antepenúltimo Da Série Com O Célebre Comissário Salvo Montalbano Andrea Camilleri Visita Como Em Poucas Obras Suas Um Universo Que Lhe Era Caro E Familiar Oteatro E As Artes Cênicas Tendo Trabalhado Com Teatro E Lecionado Direção Camilleri Está À Vontade Neste Romance Tragicômico Aqui O Patético Da Vida Humana E Da Velhice É Minuciosamente Tecido Com A Violência Social E Doméstica Tão Presente Na Sicília E Com A Imorredoura Vontade De Viver Que Muitas Vezes Leva As Pessoas A Ações Tresloucadas Mimì Augello Auxiliar De Montalbano Descobre Por Acaso Um Cadáver Jazendo Pacificamente No Quarto De Um Apartamento Quando A Força Policial Para Lá Retorna Oficialmente É Como Se O Cadáver Tivesse Desaparecido Num Passe De Mágica Em Seguida Outro Corpo Surge Morto Por Esfaqueamento O De Carmelo Catalanotti Usurário Que Dirigia Uma Companhia De Teatro Amador Com Métodos De Direção De Atores Mais Do Que Questionáveis Estarão As Duas Mortes Relacionadas Dramaturgia E Realidade Se Fundem Cadáveres Podem Desaparecer Como Numa Pantomima E Uma Colega De Trabalho Faz Com Que O Comissário Sinta Um Desejo E Uma Paixão Há Muito Adormecidos Tudo Isso Em Uma Narrativa Vertiginosa E Magistral Digna Das Melhores Obras Do Autor