Este estudo buscou analisar o emprego do sujeito pronominal de primeira pessoa do plural, abordando as formas nós e a gente na escrita de estudantes do Ensino Fundamental II, na zona rural de Itaibó, distrito de Jequié Bahia. Os objetivos incluíram: (i) examinar as diretrizes da Gramática Normativa sobre o uso dos pronomes de primeira pessoa do plural, especialmente a variante a gente, comparando com a gramática descritiva; (ii) avaliar o comportamento das formas nós e a gente na escrita dos alunos; (iii) desenvolver propostas didáticas para aprimorar o ensino dessas variantes pronominais. Utilizamos contribuições de diversos autores, seguindo a metodologia variacionista laboviana. Fatores como grafia dos pronomes, marca morfêmica do verbo, paralelismo formal e grau de escolaridade foram considerados nas análises. Constatamos variação no uso dos pronomes na escrita dos alunos de Itaibó, passível de descrição e análise sociolinguística. Com base nos resultados, elaboramos uma proposta didática para suprir lacunas em livros didáticos normativos e enriquecer as aulas, adaptando-as às necessidades reais dos alunos. A proposta também pode ser útil a professores que buscam ampliar o conteúdo gramatical envolvendo essas variantes, indo além das descrições e atividades dos materiais didáticos convencionais.