Este 11º Volume De Nossa Coleção Sobre O Coordenador Pedagógico E O Trabalho Colaborativo Na Escola Tem Duplo Objetivo: Apresentar Aos Coordenadores Algumas Questões Para Ajudá-Los A Pensar Nos Fundamentos Que Guiam Suas Ações Na Escola E Compartilhar Sugestões E Caminhos Que Lhes Possibilitem Trabalhar Em Parceria E Colaboração Com Os Demais Educadores. Ao Propor Como Temática A Coordenação E O Trabalho Colaborativo Na Escola , Escolhemos Textos Que, Embora Diversos Em Suas Propostas Algumas Mais Voltadas Para Fundamentos Que Interessam A Formadores, Outras Apresentando Alternativas Para Operacionalizar O Trabalho Coletivo No Contexto Escolar; Algumas Expondo Resultados De Pesquisas, Outras Com Cunho Ensaístico , Confirmam Nosso Posicionamento Em Favor De Um Trabalho Colaborativo No Contexto Escolar, Tendo Como Pressupostos O Respeito Ao Outro Como Pessoa E Profissional, A Partilha De Desejos E A Crença Em Uma Construção Coletiva Do Conhecimento E Da Identidade Profissional Do Professor.