Este 14º Volume De Nossa Coleção Tem, Como Os Volumes Anteriores, Duplo Objetivo: 1) Apresentar Aos Coordenadores Pedagógicos (Cps) Alternativas Para Ajudá-Los A Pensar Nas Questões Emergentes Na E Da Escola, Possibilitando-Lhes Ampliar Suas Ações Formativas, Articuladoras E Transformadoras; 2) Compartilhar Resultados De Pesquisas E Estudos Que Mostrem Diferentes Possibilidades De Regular Seu Próprio Desenvolvimento Profissional E De Seus Professores, Sem Perder De Vista O Foco Principal Da Escola: A Aprendizagem Dos Alunos. Ao Propor Como Temática O Coordenador Pedagógico E Questões Emergentes Na Escola , Apresentamos Textos Que, Embora Diversos Em Suas Propostas Alguns Mais Voltados Para Relatos De Pesquisa, Outros Que Apresentam Alternativas Para Ação Formativa Do Cp , Reafirmam Nosso Entendimento Da Urgência De Que Os Diferentes Sistemas De Ensino Atentem Para As Emergências Das Escolas E Da Formação De Cps, Que Lhes Possibilitem Atuar De Forma A Articular, Formar E Transformar Os Processos Pedagógicos Das Escolas, Para Garantir O Acesso, A Permanência E A Aprendizagem Dos Alunos.