O Que Está Em Jogo Na Literatura No Que Consiste O Fogo Que Nossos Relatos Perderam, Mas Que Aspiram, A Todo Custo, Recuperar O Que É A Pedra Filosofal Que Os Escritores, Com A Mesma Paixão E Obstinação Dos Alquimistas, Empenham-Se Para Forjar Em Suas Fornalhas De Palavras E O Que É Que Em Todo Ato De Criação Resiste Tenazmente À Criação, Conferindo Assim A Cada Obra Sua Força E Graça Por Que Motivo Pode-Se Encontrar Na Parábola O Modelo Secreto De Toda Narrativa Nos Dez Ensaios De O Fogo E O Relato, Giorgio Agamben Condensa As Preocupações Que Estão No Cerne De Suas Investigações Filosóficas. Em Busca Do Elemento Passível De Ser Desenvolvido E Da Zona Impessoal De Indiferença Entre O Autor Amado E Seu Leitor, O Filósofo Italiano Convoca Grandes Interlocutores - Dante Alighieri, Franz Kafka, Paul Celan, Giorgio Caproni, Giorgio Manganelli, Pier Paolo Pasolini, Cristina Campo, Simone Weil, Aristóteles, Espinosa, Walter Benjamin, Roland Barthes, Heidegger, Hölderlin, Gilles Deleuze, Michel Foucault - E Os Coloca Na Ordem Do Dia, Ou No Centro Do Vórtice, Para Fazer Menção A Um Dos Ensaios Mais Poderosos Do Volume. Apresentadas Por Agamben Em Lugares E Contextos Diversos, As Reflexões Reunidas Em O Fogo E O Relato Trazem Conceitos-Chave Na Obra Do Autor - Como Inoperosidade, Uso, Potência-De-Não E Forma-De-Vida - E Tratam, Em Última Instância, Da Linguagem E Da Relação Entre Vida E Obra.