Obra voltada a estudantes, professores/as e pesquisadores/as interessados/as no ensino de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA), com ênfase no papel do livro didático sob uma abordagem sociointeracional. A obra parte do entendimento de que ensinar línguas vai além da transmissão de regras, envolvendo práticas comunicativas reais e socialmente situadas. Organizado em três seções, o livro aborda, primeiramente, as quatro habilidades linguísticas (ler, escrever, ouvir e falar), sempre com foco em sua articulação e uso em contextos interativos. Em seguida, discute a presença de elementos como multimodalidade, pistas contextualizadoras e polidez nos materiais didáticos. Por fim, explora a interface entre gramática, gêneros discursivos e texto, destacando como essas dimensões contribuem para a construção identitária dos/as aprendizes. Ao integrar teoria e prática, os autores propõem encaminhamentos didáticos sensíveis à realidade dos/as estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa do Português Brasileiro como Língua Adicional que privilegia a interação, a diversidade linguística e o engajamento crítico. Marca: Não Informado