Este livro é resultado dos esforços mobilizados no processo de concepção e execução de uma pesquisa em nível nacional, que teve o objetivo de compreender o papel do conhecimento científico na formação da concepção de mundo dos estudantes, destacando os limites e as possibilidades do campo da pesquisa em Ensino de Ciências e de Sociologia no Brasil. Trata-se do resultado de um programa de pesquisa levado a cabo no processo de estudos e discussões do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação. O estudo dos conceitos e categorias que mobilizaram o programa girou em torno de três dimensões essenciais reivindicadas pelo marxismo ao estabelecer o trabalho como categoria fundante do ser social: a epistemológica, a ontológica e a pedagógica. Desde esse enfoque, a questão fundamental abordou a necessidade de contribuir para a produção de conhecimentos em defesa da construção de um currículo pautado numa visão de sociedade, ser humano e educação que promova o acesso ao conhecimento científico às classes populares. O acúmulo das discussões visou identificar e analisar a incorporação da Pedagogia histórico-crítica na pesquisa em Ensino de Ciências e de Sociologia e a compreensão dos pesquisadores pela análise das implicações que os conteúdos científicos dessas áreas ocupam na formação da concepção de mundo dos estudantes da educação básica, tendo em vista a necessidade de contribuir para a produção de conhecimentos científicos, fazendo avançar as proposições teórico-práticas das referidas áreas à luz dessa Pedagogia. Assim, o livro sintetiza os principais resultados da pesquisa bibliográfica, com destaque para a relação entre a Pedagogia histórico-crítica e o contexto da pesquisa em Ensino de Ciências e Sociologia no Brasil. Além disso, apresenta a composição dos dados empíricos, resultados das entrevistas realizadas com as principais referências da pesquisa em Ensino de Ciências e Sociologia, constituindo o corpus de aprofundamento da pesquisa bibliográfica. Esse corpus r Marca: LUTAS ANTICAPITAL