Pensar Criticamente A Avaliação Educacional, Partindo De Olhares E Interfaces Distintos, É, Antes De Mais, Um Exercício De Cidadania E Uma Atitude De Não Alheamento Face A Uma Problemática Cada Vez Mais Central E Decisiva Na Sociedade E Educação Contemporâneas. As Fundações Da Avaliação, Por Vezes Ambivalentes Ou Contraditórias, Não São Indiferentes À Ação De Instâncias Internacionais E Supranacionais, À Natureza Das Políticas Públicas Nacionais, Às Biografias, Expectativas E Necessidades Dos Sujeitos, E Às Dinâmicas E Especificidades Dos Contextos Sociais, Organizacionais E Educacionais. Os Artigos Que Compõem O Livro Reconhecem A Diversidade E Complexidade Das Teorias, Formas, Práticas, Metodologias E Políticas De Avaliação (E As Suas Necessárias Intermediações), Convidando Não Só À Leitura Dos Silêncios E Dos Implícitos. Mas Também Ao Confronto Dialógico, À Argumentação E À Ação Comprometida.