O Livro Tem Como Objetivo Suprir Uma Carência Na Área De Formação Inicial E Continuada De Professores De Línguas Estrangeiras O Trabalho Com A Oralidade Dois Desafios Que Não Têm Nada De Novo São O Excessivo Número De Alunos Em Sala De Aula E Areduzida Quantidade De Aulas Semanais Não Obstante O Número Demasiado De Alunos E A Restrita Carga Horária Semanal Da Disciplina Terem Permanecido Inalterados A Orientação Da Bncc É Desenvolver Ambas As Habilidades A Leitora E A Da Fala Em Cursos Livres A Oralidade É A Área Privilegiada Mas Os Professores Costumam Exercer Sua Atividade Sem Formação Teórica Adequada Ou Suficiente Na Educação Básica Em Geral A Oralidade Ocupa Um Papel Menor Em Comparação Trabalho Com A Compreensão Leitora Chegando Em Diversas Ocasiões A Ser Totalmente Excluída Essa Situação É Contrária Ao Desejo Da Maioria Dos Estudantes Cuja Vontade É Aprender A Se Comunicar Por Meio Da Língua Estrangeira Que Estão Aprendendo Nosso Livro Se Volta Principalmente Aos Professores De Línguas Estrangeiras Do Ensino Fundamental E Do Ensino Médio E Aos Licenciandos Que Pretendem Atuar Nesses Níveis Busca Suprir A Carência Existente No Mercado Editorial E Na Formação Pedagógica