Vivemos Na Orientação Educacional Duas Tendências Uma Privilegia O Espaço Sindical E Outra Que Enfatiza O Espaço Escolar Como Locus Determinado Para A Nossa Atuação Entendemos Que Esses Espaços Não São Excludentes São Complementares A Luta De Classes Se Dá Na Sociedade Globa Nela Incluída A Escola E A Definição De Uma Categoria Profissional Se Dá A Partir Da Consciência De Seu Papel O Conflito Daí Considerarmos Que Os Trabalhadores Da Educação Devem Atuar Tanto No Espaço Social Mais Amplo Como No Espaço Específico Da Escola Já Que Este É O Seu Espaço De Ação Política Não Temos A Ingenuidade De Defender A Escola Como Espaço De Transformação Social Mas Estamos Convictos De Que É Possível Construir Projetos Mas Estamos Convictos De Que É Possível Construir Projetos Políticopedagógicos Direcionados À Superação Da Subalternidade Os Bancos De Nossas Escolas Orientadores De Todo O Brasil Refletem Aqui Sobre Sua Prática Confrontandose Com Teorias Avançando Na Construção Coletiva De Uma Competência Orientadora Que Nunca Se Desfaça Do Compromisso Político Com A Construção De Uma Escola De Qualidade Para Os Trabalhadores Esta Publicação É Resultado Dessa Crença